Chá de hibisco pode ser um aliado na prevenção e controle da hipertensão

Por Victor Proença

Pesquisa americana revelou que o chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa L.) pode ser um aliado na prevenção e controle da pressão arterial elevada. Hibisco é um dos ingredientes mais facilmente encontrados em chás herbais nos EUA e estudos in vitro e em modelos animais já haviam mostrado as propriedades antioxidantes, hipocolesterolêmicas e anti-hipertensivas do hibisco.

Para realizar a pesquisa, os cientistas ofereceram aos participantes pré-hipertensos ou com hipertensão leve 720 ml de chá de hibisco por dia ou placebo (substância sem efeito farmacológico) durante seis semanas. Os participantes que receberam o chá de hibisco apresentaram uma redução na pressão sistólica quando comparados aos que receberam placebo.

Esse foi o primeiro estudo a mostrar que o consumo diário de chá de hibisco, em uma quantidade facilmente incorporada à dieta, reduz a pressão arterial de adultos saudáveis com risco de desenvolver hipertensão. Ou seja, o hibisco pode ser um aliado tanto na prevenção quanto no controle da hipertensão.

Fonte: Hibiscus Sabdariffa L. Tea (Tisane) Lowers Blood Pressure in Prehypertensive and Mildly Hypertensive Adults. Diane L. McKay, C-Y. Oliver Chen, Edward Saltzman and Jeffrey B. Blumberg. J. Nutr. 140: 298–303, 2010.

_________________________________________________________________________

Victor Proença é Biomédico, Doutor e Pós-Doutor em Fisio-Farmacologia.

É sócio fundador da empresa Suporte Ciência – Consultoria e Comunicação em Saúde, e também Professor Universitário.

_________________________________________________________________________