Existem alimentos que podem melhorar o desempenho cerebral?

Por Carolina Pimentel

Com a chegada do fim do ano, todos aqueles que estudam tem um só pensamento fixo: as provas.

Sabe-se que a maneira mais eficiente de se preparar para esta época é estudando. Mas será que existem alimentos ou hábitos alimentares que podem melhorar a concentração e a memória, tão requisitadas nesse momento??? A resposta pode te surpreender!

O mecanismo de ação pelos quais os nutrientes podem modular algumas funções cognitivas vem sendo bastante estudado nesta última década. Funções como tempo de reação, atenção e vigília, aprendizado e memória podem ser moduladas por diversos alimentos e nutrientes. Vejamos a seguir.

A atenção, por exemplo, parece ser melhor no período da manhã, principalmente após o café da manhã, sendo prejudicada pelas refeições gordurosas e açucaradas. Dessa forma, antes das aulas e provas é indicado que você faça um almoço ou jantar mais leve.

Já o aprendizado e a memória podem ser afetados pela glicemia (níveis de glicose no sangue), principalmente entre os mais jovens. A recomendação nesse caso é consumir alimentos ricos em carboidratos de baixo índice glicêmico como os grãos integrais e vegetais, que possuem fibras. As fibras solúveis são capazes de controlar a absorção da glicose, mantendo a glicemia estável por mais tempo. Níveis adequados de açúcar no sangue = bom aprendizado e memória.

O nosso querido chocolate também é responsável por melhorar o desempenho da memória, não pela cafeína, mas pela presença de triptofano, um aminoácido essencial. Ele pode ser uma opção prática e muito gostosa para comer durante os exames, mas prefira o amargo ou o meio amargo que possuem bem menos açúcar e gordura, nutrientes que perturbam a nossa atenção, lembram-se?

Outro fator que é preciso manter nesse período é o humor, o pensamento positivo relaxa, proporciona segurança e bem-estar nesses momentos de tensão. O ácido graxo w -3 é um dos constituintes da bainha de mielina e promove melhora da atividade neural e cognitiva, menores níveis de w-3 estão relacionados a estados depressão, agressividade.

Portanto, para melhorar as atividades cerebrais não deixe de começar o dia com um bom café da manhã, faça refeições leves, ricas em vegetais e grãos integrais e durante os testes saboreie um chocolate pequeno para aliviar as tensões.

Ah…Boa prova!

_______________________________________________________________________

Carolina Pimentel é Nutricionista, Mestre e Doutoranda em Saúde Pública pela USP. É sócia fundadora da empresa Suporte Ciência – Consultoria e Comunicação em Saúde, Professora Universitária e autora do livro Substâncias Bioativas em Alimentos Funcionais.

_______________________________________________________________________