Alimentos desintoxicantes: preparando o corpo para uma nova vida!

Por Ariane Bomgosto

Desintoxicar o corpo é prepará-lo para uma nova fase. Portanto, tal iniciativa vai ao encontro dos que estão dispostos a mudar seu estilo de vida. É importante ressaltar aqui que devemos sempre desconfiar dos “milagres” prometidos, ou seja, das promessas sem custo, trabalho ou disciplina. Esta máxima vale para todas as esferas da vida. Em relação à nutrição, não é diferente. Acredite: é possível desintoxicar o corpo pela ação dos alimentos, porém, não será um processo curto nem fácil. Para alcançarmos os resultados desejados, é preciso, sobretudo, disciplina.

A desintoxicação tem como objetivo “limpar” o organismo, promovendo a saúde e a sensação de bem-estar através da eliminação de toxinas responsáveis pelos problemas de obesidade, sensação de inchaço e mal-estar e indisposição. Em épocas como o período após as festas de fim de ano ou a proximidade do verão, por exemplo, esta dieta ganha força. Porém, é preciso ter em mente que, diariamente, ingerimos toxinas. Todo este “lixo” é mandado para dentro do nosso corpo. Portanto, ao nos preocuparmos em desintoxicá-lo, o emagrecimento, em si, deve ser mais uma consequência do que a causa do que nos motiva a passar por este processo.

Alguns alimentos têm substâncias e propriedades diuréticas, que estimulam o metabolismo. Estas auxiliam na “varredura” do organismo. As fibras, por exemplo, encontradas em alguns dos alimentos que iremos mencionar são agentes principais neste processo. Elas influenciam no controle de peso e prolongam o tempo de sensação de saciedade. As chamadas fibras solúveis aumentam a viscosidade do conteúdo intestinal, as insolúveis, por sua vez, aumentam o volume das fezes e auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Outra substância que auxilia no processo de desintoxicação do organismo é o enxofre, que, na forma orgânica, auxilia no processo de eliminação de toxinas. Encontramos esta substância em alimentos como a laranja, ovos e maçã, por exemplo. Os antioxidantes, como os flavonoides, auxiliam na inativação dos radicais livres, garantindo maior saúde e rejuvenescimento celular.

O que isso quer dizer? Que as células do nosso corpo estão passando por um processo de “limpeza”. Os flavonoides são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, além de auxiliarem na prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer.

alimentos desintoxicantes

Vamos, então, à nossa lista de alimentos que contribuem para o processo de desintoxicação do organismo:

1 – Chicória: Possui ações diurética e laxativa. Na raiz, encontramos a inulina, uma fibra solúvel que auxilia no bom funcionamento do intestino. Tem propriedades medicinais, encontradas, sobretudo, em suas folhas, contribuindo para facilitar a digestão. É rica em celulose, substância que auxilia no funcionamento do trato intestinal.

2 – Brócolis: Auxilia na eliminação hepática de toxinas, ou seja, está relacionado à eliminação de toxinas encontradas no fígado.

3 – Maçã: É rica em flavonoides, como a querticina, que age sobre os danos hepáticos.

__________________________________________________________

Ariane Bomgosto é jornalista e especialista em Comunicação e Linguagem para Práticas Profissionais. É cronista e tem como uma de suas paixões a literatura infantil, fazendo parte de uma coletânea organizada pela Editora Globo (Contos do Quintal). Em seu blog (http://www.arianebomgosto.com.br) compartilha artigos voltados para nutrição e estética, saudável e funcional.

__________________________________________________________