Pequenos cuidados diários podem evitar dores nas costas por toda a vida

Por Giana Ramos

dor nas costas

A coluna vertebral está localizada na região posterior das costas, desde a base da nuca até os glúteos. Constituída de 33 vértebras divididas em quatro regiões: cervical, torácica, lombar e sacral; e na vista lateral, temos curvaturas que auxiliam na distribuição de cargas, entre as vértebras existem discos constituídos de fibrocartilagens. Ela tem essa formação para garantir mobilidade ao mesmo tempo em que mantém a estabilidade do corpo e o suporte à cabeça.

Estamos diariamente usando nossa coluna e muitas vezes sobrecarregando-a com atividades feitas de forma errada, como: apanhar algo pesado, sentar de forma incorreta e ficarmos horas na mesma posição. Tudo isso facilita as lesões de disco vertebral (hérnias), a formação de osteófitos (bicos de papagaio), artroses, torcicolos e contraturas musculares.

Vou enumerar algumas dicas para prevenir o aparecimento de dores na coluna.

1 – Sempre que formos apanhar algo do chão ou de algum lugar mais baixo devemos dobrar os joelhos;

 dobrar joelhos levantar peso

2 – Policiar-se frequentemente para manter a coluna ereta quando estamos sentados ou caminhando;

3 – Quando estiver a mais de uma hora na mesma posição lembre-se de fazer uma pausa de um minuto e caminhar ou fazer movimentos com os braços e pernas para manter a circulação sanguínea e a lubrificação das articulações;

4 – Realize alongamentos após a jornada de trabalho;

200300059-001

5- Pratique atividade física regularmente.

REFERÊNCIAS

INSTITUTO DE TRATAMENTO DA COLUNA VERTEBRAL. ITC vertebral. Disponível em: http://www.itcvertebral.com.br/anatomia-da-coluna-vertebral/anatomia-da-coluna-vertebral. Acesso em: 10 fev.2013.

MAKOSHY, H. Coluna Vertebral: terapia manual. Guanabara Koogan: 2005.

_____________________________________________________________________________

Giana Yahi da Costa Ramos é fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia. Empresária da empresa CAESP saúde: fisioterapia aplicada à vida (www.caespsaude.com.br).

_____________________________________________________________________________