Você sabe dormir?

 Por Giana Ramos

Você acorda com dor nas costas ou na cervical? Já acorda cansado, ou sem energia para realizar suas atividades? O problema pode ser a forma como você dorme.

O sono ainda não é totalmente explicado pela ciência, existem teorias afirmando que ocorra para restaurar os processos químicos e físicos que ocorrem durante a vigília, além disso, reforçar o sistema imunológico através da liberação de hormônios, relaxar músculos e poupar energia do corpo.

acordar com sono

Para facilitar um sono tranquilo é necessário estar em um local tranquilo, com baixa luminosidade, travesseiro e colchão adequados para cada tipo de pessoa. É importante também, durante as horas de sono manter-se o máximo de tempo possível em uma posição que tenha o menor gasto energético para o corpo e que não ocorram sobrecargas nas estruturas do corpo.

A melhor posição para dormir é de lado porque a coluna fica alinhada e a respiração é facilitada, deve-se apenas ter cuidado com a altura do travesseiro para que mantenha a cervical horizontal paralela ao ombro e, de preferência, use um travesseiro entre os joelhos para garantir melhor conforto.

posição correta dormir

Se a sua opção é dormir de barriga para cima, preste atenção na altura do travesseiro para que a cabeça não fique inclinada e coloque um travesseiro embaixo dos joelhos para tirar a sobrecarga da região lombar.

Dormir de barriga para baixo é uma péssima escolha porque é necessário torcer a cervical para liberar as vias aéreas ocorrendo assim, uma sobrecarga de toda a região. Faça de tudo para evitar essa postura, mas se não for possível coloque um travesseiro na região do ombro do mesmo lado que a cabeça estará virada, essa conduta diminui a torção consequentemente diminui as lesões articulares.

Coloquem em ação essas dicas e tenha uma ótima noite!

 REFERÊNCIAS

CENTRO DO SONO. Disponível em: http://centrodosono.com/home/index.php?option=com_content&view=article&id=86:diagnosticotratamento&catid=11:sono&Itemid=19. Acesso em: 14 de março de 2013.

INSTITUTO DO SONO. Disponível em: http://www.sono.org.br/institutodosono/pesquisa/index.php. Acesso em: 13 de março de 2013.

___________________________________________________________________________________

Giana Yahi da Costa Ramos, fisioterapeuta especialista em ortopedia, traumatologia e esportes. Especializando em Docência no Ensino Superior. Empreendedora da empresa CAESP saúde: fisioterapia aplicada à vida – http://www.caespsaude.com.br.

___________________________________________________________________________________