Biomassa da Banana Verde: benefícios que vão além da culinária

Por Alessandra L. Soares 

Uma das frutas mais consumidas no mundo é a banana, fruto da bananeira (Musa spp.), que é cultivada nos países de clima tropical e subtropical. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais, com uma produção estimada em 7 milhões de toneladas por ano, perdendo apenas para Índia, que detém 24% da produção mundial (contra 10% do Brasil).

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A banana é uma das principais fontes de amido e contém potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras.

Mas e quanto à banana verde? Aquela que fica no cantinho e ninguém quer levar, pois não é possível usar de imediato. Ela tem alguma utilidade?

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A banana verde apresenta propriedades funcionais e inúmeros benefícios, enriquecendo preparações, quando usada na culinária. Sua polpa, quando cozida e processada, é conhecida como Biomassa da Banana Verde, que possui alto teor de amido resistente (55 a 93% do teor total de sólidos) e fibras (cerca de 14,5%), baixos teores de açúcares e de umidade, diferente da banana madura onde o amido resistente é transformado em açúcar.

Durante o amadurecimento da banana, há uma grande redução na quantidade de amido total e de amido resistente, tornando a banana madura, com um maior índice glicêmico.

Há estudos mostrando que o amido resistente tem propriedades semelhantes às fibras, podendo prevenir doenças, uma vez que mantém a integridade da mucosa do intestino, agindo como uma barreira à entrada de substâncias nocivas e permitindo uma eficiente absorção dos nutrientes. Além de ser importante no tratamento do diabetes tipo 2, pois este tipo de amido diminui o índice glicêmico dos alimentos.

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Outros benefícios são prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino, diabetes e doenças do coração e também pode ser usada em quadros de diarreia e constipação. Mas é importante que seu consumo esteja aliado a uma alimentação equilibrada.

A biomassa tem a consistência de um purê, sendo usada como um espessante natural, aumentando o rendimento das preparações e seu conteúdo de vitaminas, fibras e sais minerais.

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Quando utilizada no preparo de receitas substituindo ou sendo adicionada como ingrediente, não altera seu sabor e odor.

Você pode utilizar a biomassa da banana verde em preparações diversas como molhos, sucos, bolos, massas, engrossando o feijão, no arroz, adicionado em um purê, em pastas e patês, nas sopas e caldos.

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Aprenda a preparar a Biomassa da Banana Verde

1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, enxaguando bem.

2. Utilize uma panela de pressão com água suficiente para cobrir as bananas.

3. Quando iniciar a fervura adicione as bananas verdes com casca (para criar choque térmico). Feche a panela e deixe adquirir pressão.

4. Quando iniciar a pressão, cozinhe por 10 minutos.

5. Desligue o fogo e aguarde que a pressão perca o vapor naturalmente.

6. Abra a panela, retire a casca das bananas com auxílio de um garfo e passe imediatamente as polpas no processador, até obter uma pasta bem espessa.

7. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa porcionada, em vasilhame de vidro, sob-refrigeração, por no máximo 7 dias, ou por 3 a 4 meses no congelador.

Obs. É fundamental que banana seja colhida do pé, sem passar pela aclimatização (amadurecimento rápido).

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Use sua criatividade, enriqueça sua refeição, sua saúde e sempre consulte um Nutricionista para orientá-lo corretamente quanto a sua alimentação e necessidades individuais.

REFERÊNCIAS

http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/1151/846

http://repositorio.unesc.net/bitstream/handle/1/172/Tiane%20Machado%20de%20Leon.pdf?sequence=1

http://www.valemaisalimentos.com.br/material/ArtigoBananaVerde.pdf

VALLE, Heloisa de FreitasCAMARGOS, Marcia. Yes, nós temos bananas: histórias e receitas com biomassa de banana verde. 2. ed. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2004.

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Alessandra Lopes Soares é Nutricionista Clínica e Pós-Graduanda em Nutrição Clínica Funcional.

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