Porque os idosos caem?

Por Giana Ramos

Conforme envelhecemos ficamos mais suscetíveis a acidentes, entre eles as quedas. O Ministério da Saúde estima que uma a cada três pessoas acima de 65 anos tenha sofrido uma queda, este dado é preocupante, pois após a queda o idoso fica mais propenso à dependência e institucionalização.

elder_fall_web

Os fatores ambientais estão relacionados com os locais que o idoso frequenta, sendo os principais:

– Chão escorregadio;

– Tapetes;

– Objetos jogados pelo chão;

– Falta de acessibilidade para o idoso, como as barras de apoio;

– Mobília mal disposta no ambiente;

360_fallen_elderly_0522

As causas não ambientais ou intrínsecas estão relacionadas com debilidade do indivíduo. Os principais motivos do organismo dos idosos que permite que ele sofra a queda são:

– Diminuição do equilíbrio;

– Doenças que afetam a força muscular e o equilíbrio;

– Doenças que atingem o sistema cardiorrespiratório;

– Medicamentos que alteram as condições musculoesqueléticas;

– Medicamentos que alteram o nível de consciência;

– Condições psicológicas do idoso.

queda idoso

Quando o idoso sofre uma queda é necessária uma bateria de exames para avaliação das condições clínicas, é muito comum fraturas de coxa e de ombros, traumas após o choque da cabeça ou das costas, além de acometimentos psicológicos, pois o idoso perde a confiança de realizar suas atividades.

A melhor forma de combater esse mal é a prevenção, a educação desses idosos e dos cuidadores é necessária para que haja aumento da qualidade de vida, diminuição de custos para o sistema de saúde e para os familiares.

REFERÊNCIAS

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Quedas em idosos. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/184queda_idosos.html.&gt; Acesso em: 26 abr 2013.

PROJETO DIRETRIZES. Quedas em idosos: prevenção. Disponíveis em: < http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/082.pdf&gt; Acesso em: 27 abr 2013.

__________________________________________________________

Giana Yahi da Costa Ramos, fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia. Empresária da empresa CAESP saúde: fisioterapia aplicada à vida – http://www.caespsaude.com.br.

__________________________________________________________