A força do Whey Protein: benefícios que vão além do desempenho esportivo.

Por Ana Paula Chohfi

Os suplementos à base de Whey Protein vêm se tornando cada dia mais populares entre os que buscam um maior desempenho no esporte, sobretudo por aqueles que objetivam um aumento da massa magra. Contudo, os benefícios nutricionais do whey protein vão além da hipertrofia muscular, estando relacionados com a redução do tecido gorduroso, com o aumento da imunidade, podendo ser considerado um alimento com alegação funcional.

muscle-building-foods-whey1-e1351569645703

Também conhecido como proteínas do soro do leite, o whey protein é um produto extraído da parte aquosa do leite durante o processo de fabricação de queijos. Possui em sua composição beta–lactoglobulina,um peptídeo com alto teor de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). Estudos vêm relacionando os aminoácidos de cadeia ramificada a uma diminuição de fadiga durante exercícios prolongados por conta de um decréscimo do estresse oxidativo. Os BCAA também estão relacionados com a diminuição da proteólise, levando a um aumento da taxa de síntese e a uma diminuição na taxa de degradação do tecido muscular após o período de treino, tendo ação anabólica no músculo esquelético.

 whey protein 2

Outra evidência científica acerca dos benefícios do Whey Protein está ligada à redução da gordura corporal, pois as proteínas do soro do leite são ricas em cálcio (600mg/100g) e, de acordo com alguns estudos epidemiológicos, o aumento da concentração de cálcio diminui a concentração de hormônios calcitrópicos. Em altas concentrações, estes hormônios estimulam a transferência de cálcio para o adipócito e, consequentemente, atuam na diminuição da lipólise. Portanto, quanto mais cálcio disponível, menor a concentração de hormônios calcitrópicos, favorecendo a degradação de gordura como fonte energética.

 How-to-Use-Whey-Protein-to-Gain-Weight3

Estudos sugerem uma relação direta entre o aumento do desempenho físico e a ingestão de proteínas do soro do leite. Esse fato está relacionado com a presença do aminoácido cisteína que está envolvido na síntese de glutationa, um importante agente antioxidante.

Algumas pesquisas in vitro têm demonstrado que as proteínas do soro do leite possuem efeito vasodilatador, pois inibem a enzima conversora de angiotensina (ECA), responsável por catalisar uma reação vasoconstritora. Aliado a isso, outros estudos apontaram que proteínas do soro do leite diminuem a pressão sanguínea, aumentam as taxas de HDL-colesterol (bom)  e  diminuem as taxas de triglicerídeos no plasma.

O aumento da imunidade é outro efeito positivo observado no consumo do suplemento à base do soro do leite e é desencadeado pela ação da cisteína. A cisteína é o aminoácido responsável por estimular a produção de glutationa e esta, por sua vez, possui ação estimulatória para que os linfócitos produzam imunoglobulinas imunorreguladoras.

Immunity_iStock_000007694342XSmall

Muito embora os efeitos benéficos à saúde sejam observados, é importante que haja cautela no consumo do Whey Protein. Por se tratar de um suplemento proteico, deve-se levar em consideração a recomendação diária de proteínas que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2003), é de 10% a 15% do valor calórico total. O nutricionista é o profissional qualificado para adequar as quantidades diárias de proteínas, levando em consideração fatores como idade, peso, sexo, nível de atividade física e eventuais patologias existentes. Indivíduos que possuem patologias hepáticas, renais ou que possuem intolerância à lactose, devem ter orientação médica prévia, para que seja avaliada a possibilidade de uso do suplemento.

whey protein

REFERÊNCIAS

HARAGUCHI,F.K.;ABREU,W.C.;DE PAULA,H..Proteínas do soro do leite:composição,propriedades nutricionais,aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana.Rev. Nutr. ,Campinas,19(4):479-488,jul./ago.,2006.

LANCHA JR,A.H.;CAMPOS FERRAZ,P.;SOARES ROGERI,P..Suplementação nutricional no esporte.Rio de Janeiro:Guanabara Koogan,2009.

SGARBIERI,V.C..Propriedades fisiológicas-funcionais das proteínas do soro do leite.Rev. Nutr.,Campinas,17(4):397-409,out./dez.,2004.

__________________________________________________________

Ana Paula Chohfi é Nutricionista Clínica e Esportiva. Para mais informações acesse nutrisalute.blogspot.com.br.

__________________________________________________________